domingo, 30 de dezembro de 2012

PMs do 6º BPM prendem Esquilo que é acusado de ser traficante, assaltante e Homicida.

O serviço de inteligência do 6º BPM, em operação conjunta com a vtr da Ronda da Comunidade da Cidade Olímpica, efetuaram no dia 27/12 a prisão de Emerson Bastos Dias, vulgo “esquilo”, 23 anos, em razão de mandado de prisão.
Esquilo é acusado de pelo menos 07 (sete) homicídios entre o bairro do São Raimundo e Cidade Olímpica e sua prisão se deu na Avenida principal do bairro Jardim América após uma informação prestada ao serviço de inteligência. Ele confessou na delegacia ser o autor de 04 (quatro) homicídios e nega o restante.

Fonte: SI do 6º BPM                                                                                                                                          

Bichindo foi colocado nas grades por policiais do 6º BPM.

Aconteceu neste dia 28/12, quando o serviço de inteligência do 6º BPM, em cumprimento ao mandado de prisão, expedido pela juíza de direito da 4ª Vara criminal da comarca de São Luis, efetuou a prisão de Jailson da Silva Veiga, 28 anos, conhecido por “Bichinho”, em uma casa alugada na BR 135, Maracanã, onde residia a mais de um mês juntamente com sua esposa.
O preso é membro de uma quadrilha armada, o qual configura como líder o elemento conhecido por Gaspar, preso no complexo penitenciário de pedrinhas.
o mesmo é apontado como responsável por assaltos a estabelecimentos em toda cidade de São Luis e cidades do interior do Estado, bem como, responde na circunscrição do 18º DP, por homicídio.

Fonte: SI do 6º BPM

6º BPM em ação: Prisão de traficantes na Santa Bárbara em 28 de dezembro de 2012.

Policiais Militares do 6º BPM, por meio do serviço de inteligência prenderam o traficante de nome Anderson Cabral dos Santos, residente na Avenida Independência, nº 10, Cruzeiro de Santa Bárbara e Gerson Costa Ferreira neto, 18 anos, vulgo “cabeça”, residente no mesmo endereço.


Em poder dos presos foram apreendidos: 01 (um) revólver calibre 38, com 05 (cinco) munições, 73 (setenta e três) Cabeças de Crack, 13 (treze) papelotes de maconha e 06 (seis) pedras brutas de aproximadamente 20G de Crack, celulares, tesoura e um punhal.
O traficante Anderson assumiu ser o dono da droga e foram conduzidos para o plantão da DECOP, onde foram autuados em flagrante por tráfico de entorpecentes.

Fonte: SI do 6º BPM

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Operação conjunta do dia 20/12 resulta em prisões de traficantes no Paranã.

          O serviço de inteligência do 6º BPM em operação conjunta com a equipe do 8º BPM e policiais do BPCHOQUE efetuaram a prisão dos elementos de nome André Phillipe de Sousa Rabelo, 18 ANOS, Anderson Marques Coelho dos Santos, 21 anos e Agnaldo Carneiro da Silva neto, 42 anos (baleado na perna após resistir a prisão), todos participantes de uma “boca de fumo” localizado no matagal no campo do Paranã. Na ocasião foi apreendido um revólver calibre 38 com munições deflagradas e drogas tipo crack.



            Informações prestadas pelo serviço de inteligência do 6º BPM afirma que o terceiro elemento conhecido pela alcunha de Neto é o responsável pelo recrutamento e distribuição da droga na região. O procedimento legal em relação aos presos foi efetuado na delegacia especial do Maiobão.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Dados apontam queda no número de homicídios nos presídios do Maranhão.

           Em levantamento feito pela Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), o número de homicídios nos presídios do estado vem apresentando quedas significativas nos últimos dois anos. As estatísticas apontam que de 2010 para 2012 houve uma redução de 87,87% nos homicídios dentro das unidades prisionais.
           De acordo com o secretário-adjunto de Estabelecimentos Penais, João Bispo Serejo, a redução no número de homicídios é reflexo das medidas preventivas que estão sendo tomadas pelo órgão “As constantes revistas nas celas, não deixar que os internos circulem sem acompanhamento dos agentes e principalmente a separação dos grupos rivais dentro das unidades tem evitado muitos transtornos incluindo a diminuição no número de homicídios” explicou.
           Para o secretário de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, outro fator considerado relevante para diminuição dos homicídios é a utilização do sistema de videomonitoramento implantado a pouco mais de um ano nas unidades da capital. Segundo Tamer, as câmeras detectam as atividades suspeitas e intimidam as ações nos presídios “É uma ferramenta que vem contribuindo positivamente na segurança das unidades”, ressaltou.
           São 110 câmeras sendo 94 instaladas por todas as unidades que compõe o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, oito no Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil e oito na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Olho d’Água. A Central de videomonitoramento  fica na sede da Sejap e cada unidade possui um posto de comunicação em tempo real.
             O secretário destacou também as ações de ressocialização que vem sendo desenvolvidas como fundamentais na diminuição desses números “Temos conseguido transformar essa realidade dentro das unidades possibilitando aos internos uma forma de recomeçar e de se reintegrar á sociedade após cumprimento das penas”.
Fonte: www.marcoaureliodeca.com.br

domingo, 23 de dezembro de 2012

Traficantes são presos na Janaína por policiais militares do 6º BPM.

          Após uma semana de levantamento de informações, o serviço de inteligência do 6º BPM prendeu 04 (quatro) pessoas na Rua Nossa Senhora da Conceição, bairro da Janaína por tráfico de drogas.
          Com os presos foram encontrados; 200g de pasta básica de cocaína, a quantia de R$ 273,50 (duzentos e setenta e três reais e cinquenta centavos) e 01 notebook. Foi dado voz de prisão a Fernando Aragão de Jesus, vulgo “neguinho”, 24 anos; a o menor K.R.S.M. 17 ANOS, a Dailton Carvalho Silva, 23 anos, vulgo “noquinha” e a Adailton Bastos Lima. Todos foram conduzidos ao plantão da DECOP, onde o “neguinho” assumiu ser o dono da droga e foi autuado por tráfico de entorpecentes.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Culto de Ações de Graças pelo 2º aniversário da UMCEMA, núcleo do 6º BPM.

          HISTÓRICO DO NASCIMENTO DOS CULTOS DE SEXTA-FEIRA NO 6º BPM.
       Tudo começou com a volta do Sgt PM Neuton, a esta Unidade quando o mesmo estava a disposição da Vice Governadoria, no governo de Jackson Lago.
         Ao se apresentar assumiu a função de Aux. do Almoxarifado/Aprovisionador desta Unidade e como 1º SGT PM mais antigo recebeu a missão do Subcomandante, Maj Protázio, de colocar o expediente administrativo em forma, tirar a falta e apresentar ao Chefe do P/1.
          Sendo que todos os dias a palavra de Deus era ministrada para aquele pequeno grupo e a ideia de se fazer um culto foi germinando no coração do Sgt Neuton. E como Paulo diz em Rm 8:28 (E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito). Esse foi o propósito de Deus para o Sgt Neuton naquele momento, novembro de 2010, de chegar até ao Maj Protázio, respondendo pelo comando do 6º BPM, e pedir que fosse aberto um espaço para realização do culto e a resposta foi positiva.
          Deus de imediato mandou dois reforços para o trabalho Sgt Cirino que veio da 1ª Cia para a sede e permanece até hoje e o Ten Marden que depois de algum tempo pediu transferência para outra Unidade, outras pessoas nos auxiliam nesta grande jornada Irmã Lourdes, Denise, Pr Henrique, Sd Fernando...etc.
           Com o Maj Protázio, foi conseguido apenas 01(um) dia no mês, mas no comando do Ten Cel Celso, se passou a fazer o culto todas as sextas-feiras.
           O grande objetivo deste trabalho Deus o sabe, mas temos orado por cada dificuldade seja ela física ou espiritual, individual ou coletiva do policial, bem como da Instituição. Ao longo deste tempo Deus tem falado a muitos corações, trouxemos ao Batalhão vários pastores que ministraram a palavra que motivou e exortou, trouxemos a confraternização, não só pelo aniversário do policial militar, mas para demonstrar a nossa fé em Cristo e que só através Dele conseguimos alcançar um bem maior, o amor ao próximo.
            Mas a nossa maior missão é esta: Mt 28:19- Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. 






terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Proerd forma turma de 216 alunos na Cidade Operária, na área do 6° BPM

          As Unidades de Ensino Básico Mata Roma e Nascimento de Moraes do Bairro Cidade Operária em São Luís-MA, realizaram na tarde de terça-feira (11), na Igreja Assembleia de Deus, naquele Bairro, a formatura de 216 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
          Estiveram presentes diversas autoridades que acompanham e prestigiam o desenvolvimento das atividades do PROERD, nas escolas, como a Drª. Maria Eunice do Nascimento Serra, juíza titular do 2º Juizado Criminal; o pastor José Luís Soares, capelão da PMMA; o Comando do 6º Batalhão, representado na ocasião pelo capitão Manoel Alves, e uma comitiva de policiais militares; integrantes da coordenação estadual do PROERD, capitão Eliezer e capitão Wellington; pais de alunos e comunidade escolar composta por professores, diretores e Coordenadores.
          A área da Cidade Operaria (área leste) tem como instrutores o sargento Nildo, os cabos Ana e Augusto e os soldados Richardson e Hélina.
Os alunos produtores dos melhores textos sobre os conhecimentos adquiridos durante as aulas do PROERD foram premiados pelas autoridades presentes.
          Além disso, a solenidade foi abrilhantada com a apresentação da Banda de Música da PMMA, que animou a festa tocando as canções do PROERD com acompanhamento dos formandos e participação do DAREN, mascote do Programa.
 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Igreja Universal é condenada em São Luís por uso de PMs como segurança particular.

O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Igreja Universal do Reino de Deus, que havia contratado vários policiais militares para prestar serviços de segurança privada e transporte de valores em São Luís. A 4ª Vara do Trabalho da capital reconheceu a conduta irregular da Igreja e determinou o pagamento de 80 mil reais por danos morais coletivos, entre outras medidas.
De acordo com a procuradora responsável pelo caso, Anya Gadelha Diógenes, os contratados tinham seus direitos trabalhistas desrespeitados, uma vez que não havia anotação em carteira de trabalho, o que resultou em sonegação de recolhimento de FGTS e Previdência Social, além de ausência de férias e de pagamento de 13º salário.
“A Igreja utilizou mão de obra treinada e aparelhada pelo Estado em benefício próprio. Os policiais prestavam serviços no horário em que deveriam estar em descanso. Esse acúmulo de atividades (pública/privada) reflete na precarização dos serviços prestados, além de representar riscos à população, que passou a ser servida por policiais estressados e fadigados”, ressalta.
          O mercado de segurança privada é regido por lei específica, que determina a contratação de profissionais que passaram por curso de formação. As atividades são autorizadas e fiscalizadas pela Polícia Federal.“Dezenas de vigilantes regularmente capacitados para o exercício da profissão deixaram de ter acesso a um posto de trabalho em razão da contratação ilícita de policiais militares”, observou ela.
Na sentença, a juíza do Trabalho Ângela Cristina Mota Luna afirma que os documentos reunidos pelo MPT-MA comprovam as irregularidades cometidas pela Igreja Universal. Segundo a magistrada, os policiais tinham que adequar sua escala de trabalho na Polícia Militar do Maranhão à conveniência da Igreja, o que causou prejuízos à população de São Luís – pelo desvirtuamento do serviço de segurança pública – e aos vigilantes devidamente credenciados, que perderam espaço no mercado de trabalho.
A Igreja Universal foi proibida de contratar policiais para prestação de serviços de segurança privada. A juíza determinou também que a Igreja Universal registre em livro, ficha ou sistema eletrônico a admissão e manutenção de empregados em seu quadro funcional. Os 80 mil reais de danos coletivos podem ser revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Fonte: http://www.luiscardoso.com.br

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Celebração ao Senhor Jesus pelo 2° aniversário do grupo de oração do 6º BPM.

          Com uma programação diferenciada, o 6° BPM estará louvando e adorando ao Senhor Jesus, no dia 17/12/2012 (segunda-feira), às 08:00hs, em Ação de Graças pelo 2° aniversário do núcleo da União dos Militares Cristãos Evangélicos do Maranhão; pelos aniversariantes do mês de dezembro e pela promoção aos posto de Ten Cel PM Luis Manoel, comandante da unidade.
          AS LÁGRIMAS DO SALVADOR - “Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido,com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas...” Hb 5.7
           Era noite em Jerusalém. A festa da Páscoa estava em andamento. As multidões se agitavam, enquanto Jesus se reunia com seus discípulos no cenáculo. Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus instituiu a Ceia, cantou um hino e desceu ao vale do Cedrom. Judas Iscariotes, possuído pelo diabo, já havia saído para trair o Filho de Deus. Os discípulos entristecidos caminham com ele para o palco da sua prisão. No sopé do Monte das Oliveiras, no Jardim do Getsêmani, Jesus é tomado de uma angústia mortal e pede a seus discípulos para vigiarem com ele.
           Nesse palco de horror, Jesus travou a mais renhida batalha da humanidade. Debruçado com o rosto em terra, o Filho de Deus orou por três vezes e suou sangue, rogando ao Pai para, se possível, passar dele aquele cálice. Naquele lugar onde se prensava o azeite, Jesus foi esmagado pela dor incomparável de se fazer pecado por nós. Ali Jesus travou a batalha da oração, da solidão e da agonia. Ofereceu, com forte clamor e lágrimas, orações ao Pai. Mas, nesse mesmo cenário, Jesus foi consolado pelo anjo de Deus e saiu fortalecido para enfrentar a cruz.

Oremos: Deus, tuas misericórdias não têm fim! Por isso, peço que tu me sustentes nas minhas fraquezas e recolha as minhas lágrimas. Consola-me, estou aflito. Ampara-me. Em nome de Jesus.

Polícia apreende crack enviado pelos Correios em cestas natalinas.

          Um fato inusitado foi resgistrado na área policial nesta quinta-feira (13). A polícia Civil apreendeu quatro quilos de pasta base de crack na cidade de Imperatriz e prendeu três pessoas apontadas como traficantes. O fato curioso, é que os suspeitos foram presos logo após receberem a droga por meio do serviço Sedex, dos Correios. O crack estava escondido em uma cesta de natal, contendo ainda bombons, panetones e doces.           
          A secretaria de Segurança Pública (SSP), informou que o plano do envio da droga foi descoberta após monitoramento do Serviço de Inteligência da SSP e que a "mercadoria" era enviada da cidade de Cáceres, a 236 km da capital Cuiabá, no estado do Mato Grosso. Ainda de acordo com a SSP, além de Imperatriz, o crack era enviado via Coreios para outras cidades brasileiras.
          Lucilene Bezerra Barbosa, de 30 anos, Francisca da Cruz Lima, de 21 anos, e Rafael de Sousa Belfort, de 27 anos, foram surpreendidos pelos policiais em suas residências. 
          A primeira casa abordada pela polícia foi a de Lucilene Bezerra, que havia acabado de receber a pasta base de crack junto com os outros produtos da cesta natalina, entregue por um carteiro. Já na casa de Rafael de Sousa e Francisca da Cruz, a polícia encontrou 300 gramas de maconha e mais 300g de crack. 
          Os três traficantes foram conduzidos para a delegacia, onde prestaram depoimentos. Em seguida, eles foram autuados por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico. 
          Após os procedimentos, o delegado conduziu Lucilene Barbosa e Francisca da Cruz para a Central de Custódias de Presos de Justiça (CCPJ) de Imperatriz. Já Rafael de Sousa ficará a disposição da justiça na sede da Delegacia Regional.

Fonte: http://www.oimparcial.com.br/

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Os policiais militares e servidores civis do 6° BPM desejam a toda comunidade um feliz Natal.

“É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, 
o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”
 Lc 2.11
          José e Maria viajaram de Nazaré para Belém a fim de se cadastrarem. A profecia precisava se cumprir: “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel...” (Mq 5.2). Quando José e Maria chegaram em Belém, a casa do pão, não havia lugar para Jesus, o Pão da vida, nascer. Então, ele nasceu numa estrebaria, um lugar onde os animais eram recolhidos à noite. O Salvador do mundo, o Cordeiro de Deus, nasceu num berço de palha, e não num berço de ouro.
          Naquela noite memorável de Natal, o anjo de Deus proclamou aos pastores que estavam no campo: “Não temais, eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.10,11). O Natal é mensagem do céu que expulsa o medo e entroniza a alegria. O Natal é Deus invadindo a história, trazendo salvação aos perdidos, libertação aos cativos e paz aos aflitos. Jesus é o Salvador do mundo, o Messias prometido, o Senhor dos senhores.
         Deus, tu és maravilhoso! Que linda esperança tu fizeste brilhar em nosso triste coração ao enviar teu único filho a este mundo a fim de nos salvar. Louvado seja o teu nome. Em Cristo.

  

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Comandante do CPM visita o Quartel de Raposa e faz contato com lideranças locais.

          O Coronel Jeferson Teles, comandante do CPM visitou na manhã de sexta-feira (07/12) o 2° Pel da 4ª CP/ 6° BPM em Raposa, onde constatou as melhorias que estão sendo implementadas nas instalações da unidade pelo coordenador de policiamento, o Cap PM Washington, bem como reuniu-se com lideranças da comunidade de Pirâmides para tratar de assuntos relacionados a segurança pública da localidade.
          Visita ao pelotão onde foi todo murado e colocado as grades da frente, dos fundos e da reserva de armamento.
 Reunião com a comunidade de Pirâmides.
  Visita as futuras instalações do posto de policiamento da Pirâmides.
 Comunidade de Pirâmides se mobiliza para recuperar o posto de policiamento.
 Pr. Assis da Assembléia de Deus em visita ao Cap Washington no Pelotão.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Comando do 6º BPM felicita e destaca os valorosos policiais militares nas respectivas datas de aniversários.


Destaque aos aniversariantes do mês de dezembro de 2012



Armas de fogo são tiradas de circulação no bairro Santa Efigênia.

          No dia 03 de dezembro de 2012, após recebimento de denuncia de que dois irmãos conhecidos pela alcunha de “MAGOO” e “PÉ DE BICHO” faziam parte de uma quadrilha de “saidinha de banco” e assaltos à residência estavam no Bairro Santa Efigênia, policiais do 6º BPM com o apoio do serviço de inteligência, investigaram a veracidade das informações e constatamos de que além das informações serem verdadeiros, os mesmos portavam armas de fogo e traficavam drogas.
            Durante abordagem na residência de Paulo Magno Castro Teixeira, 30 anos, localizado na Rua Santa Terezinha, nº 08, Bairro Santa Efigênia, foi localizado escondido em um guarda-roupa, 02 (dois) revólveres, calibre 38, com 05 (cinco) munições intactas cada um.
            O preso foi conduzido a Delegacia Especial da Cidade Operária, onde foi autuado em Flagrante pela Posse das Armas.

Fonte: SI do 6º BPM

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Comandate do 6° BPM vistia a Alumar e conhece os projetos de apoio as comunidades vizinhas.

         O comandante do 6° BPM, Ten Cel Luis, o Cap Alves e o Cap Cardoso, acompanharam o Cel Jeferson Teles, Cmt do CPM, em visita a ALUMAR com a finalidade de conhecer a empresa e os projetos sociais de apoio as comunidades vizinhas. 


          O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos de produção de alumínio primário e alumina do mundo. Inaugurado em Julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, BHP Billiton e RioTintoAlcan. A Alumar estrutura o seu modelo de negócios apoiada no conceito de sustentabilidade, incorporando em sua rotina, critérios que asseguram o sucesso econômico, a preservação ambiental e responsabilidade social.
 

Comandante do 6º BPM reúne oficiais e praças que fazem parte da administração da unidade para agradecer pela valiosa colaboração nos primeiros 90 dias de comando.

          Aconteceu neste dia (05/12) reunião semanal com oficiais e praças da administração da sede do 6° BPM e Cias destacadas, quando o comandante da unidade compartilhou as informações mais relevantes aos colaboradores do comando e descacou a necessidade de ações diretas de valorização do profissional de Segurança Pública.
A reunião foi encerrado com a leitura do Salmo 90 e uma oração realizada pelo Sgt PM S. Ferreira, Sargenteante da 2ª Cia e Pr. da Assembléia de Deus.

SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens. Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite. Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce. De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca.Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos angustiados. Diante de ti puseste as nossas iniqüidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto. Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta. Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor. Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Volta-te para nós, SENHOR; até quando? Aplaca-te para com os teus servos. Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias. Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal. Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos. E seja sobre nós a formosura do SENHOR nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos. (Salmos 90:1-17)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Natal, uma boa nova de grande alegria.

          O Natal é a celebração do nascimento de Jesus, o Filho de Deus. Muitos cristãos hesitam em comemorar o Natal e outros chegam mesmo a fazer oposição a essa comemoração, em virtude de não sabermos, com exatidão, a data precisa em que aconteceu esse fato auspicioso. Ainda outros desaconselham a celebração do Natal em virtude dos vários adendos acrescidos à festividade como presépio, árvore enfeitada e Papai Noel. Entendemos, que esses acréscimos não fazem parte do verdadeiro Natal e não devem distrair nossa atenção. Precisamos, portanto, resgatar o verdadeiro sentido do Natal e devolvê-lo a seu verdadeiro dono, Jesus Cristo, nosso Salvador.
           A celebração do Natal é legítima, pois o primeiro Natal foi motivo de festa no céu e na terra, comemorado pelos anjos e pelos homens. A grande notícia anunciada pelo anjo do Senhor, aos pastores de Belém foi: "Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Lc 2.10,11).
          Natal é a verdade bendita de que o Eterno entrou no tempo, Deus se fez homem e o Senhor dos senhores se fez servo. Natal é o cumprimento do plano da redenção, traçado nos refolhos da eternidade. Natal é a concretização da promessa do Pai e o cumprimento das profecias anunciadas pelos patriarcas e profetas. Natal é a consumação da esperança de Israel. Na plenitude dos tempos, o Cristo de Deus, nasceu de mulher, nasceu sob a lei, para nos redimir dos nossos pecados.
Natal não é festa gastronômica.
          Natal não é o comércio guloso capitaneado pelo velho bojudo de barbas brancas. Natal não é troca de presentes nem ruas enfeitadas com cores policromáticas. Natal é a luz do céu invadindo a escuridão da terra. Natal é o Verbo eterno de Deus, se fazendo carne para habitar entre nós, cheio de graça e de verdade. Natal é o Deus que nem o céu dos céus pode contê-lo esvaziando-se, a ponto de nascer como um bebê numa pobre vila da Judéia. Natal é o criador e dono do universo despojando-se de sua glória para calçar as sandálias da humildade, fazendo-se pobre para tornar-nos ricos. Natal é a proclamação embalada nas asas da alegria, anunciando que Jesus é o Salvador do mundo, o Messias prometido, o Senhor do universo.
Natal é a evidência mais eloquente do amor de Deus aos pecadores.
          Quando Deus criou o universo, fê-lo pela palavra do seu poder. Quando Deus criou o homem, colocou a mão no barro. Porém, quando Deus desceu para resgatar o homem entrou no barro, pois o Verbo se fez carne, vestiu pele humana e armou sua tenda entre nós. Natal é a consumação da maior dádiva de Deus ao homem. Deus amou o mundo e deu seu Filho Unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Deu-o não a quem merece, mas a pecadores indignos. Deu-o não para ser exaltado entre os homens, mas para ser cuspido por eles. Deu-o não para entrar na história como o Rei da glória, mas para carregar a cruz maldita, como servo sofredor. Deu-o não na última hora, mas desde a eternidade!
Natal é a festa da salvação.
          É a celebração que nos remete ao plano eterno de Deus, quando a própria Trindade, no recôndito dos tempos eternos, decidiu nos amar e nos destinar para a salvação. Nesse projeto divino, o Pai envia o Filho e o Filho se submete ao Pai. Nesse decreto eterno, o Pai escolhe um povo e o dá como presente a seu Filho. O Filho deixa a glória que sempre teve com o Pai e desce para morrer em favor desse povo. O Espírito Santo, regenera e sela esse povo como propriedade exclusiva de Cristo. Agora, nós, povo de Deus, povo redimido, alcançado pela graça, devemos exaltar pelos séculos sem fim, o Cordeiro de Deus, por tão grande salvação. Que o Natal de Jesus seja celebrado por todos nós, com fervor efusivo, com alegria indizível e com entusiasmo sem igual!

Rev. Hernandes Dias Lopes


domingo, 2 de dezembro de 2012

O crack mata e não deixa escapatória...

          “Só quem já passou por isso, sabe qual é a dor”. A frase é comum na rotina das pessoas, mas quem a viveu de verdade desabafa, de forma íntima, o tamanho da ferida. “O crack mata e não deixa escapatória”, afirma Venicio Guimarães, pai de dois filhos, antes pai de três. Um de seu amado trio – o primogênito – morreu, mas nem disso o advogado e dono de imobiliária tem a certeza.
          Após o telefonema com uma notícia trágica, Venicio passou um dia no quarto, gritando. Um siri na lata, como ele define. A angústia de não saber onde errou, de não saber as respostas e, muito menos, as questões tomavam conta dos pensamentos naquele momento difícil. A liberação da dor ultrapassou as barreiras da casa e, por meio de uma foto divulgada no Facebook, atingiu milhões de pessoas.
          “Eu jamais esperava, quando acontece isso a gente não entende. Quando fui olhar [a foto postada] já era 50, 80, 120 mil compartilhamentos”, comenta. Uma ideia logo surgiu: a campanha Acorda Juventude.
          “Recebi várias mensagens, pedidos de entrevista em vários jornais. É que a carência do ser humano em relação a esse tema é grande. As pessoas querem alguém que fale por elas. Meu papel é esse. Não quero falar sobre drogas, porque não entendo nada de droga! O que eu entendo é a dor por causa da droga”, conclui. É dessa forma que Venicio escolheu, em meio a dor, proporcionar um conforto e uma alerta a pais e filhos.

Somente dor...
          Nos 14 anos do filho mais velho, a dor já havia aparecido. “Houve um comentário dos vizinhos que ele estava com um pouco de maconha nas mãos e aí começou a confusão de drogas na nossa vida”. Foram pequenos furtos dentro de casa que passaram a ser realizados na rua. “Os colegas levaram ele para roubar e chegou no ponto dos grandes assaltos. Já não sei o ponto que entrou o crack, até porque o pai nunca sabe”, relembra.
          O pai ainda fala sobre prisões do filho. “Ele entrou e saiu de presídio, foi preso várias vezes em Fortaleza. Já foi correndo para hospital, porque tinha levado tiro nas costas, e já morou na rua”, conta. O pai comenta que já tentou internar o filho. “Ele disse que ia participar da clínica, assim que saiu do presídio. No dia que ele ia entrar, ele disse que tinha se curado. Os dependentes mentem”.
          Já casado, aos 30 anos, e com dois filhos, o filho viciado em drogas de Venicio sumiu. “Ele sempre sumia. Sempre abandonava a família. Ele não queria saber da mulher, mas gostava muito dos filhos”.
          Após um tempo sumido, a nora ligou para o pai, informando um assassinato no interior do Maranhão. “Disseram que meu filho tava morto e enterrado. A morte foi em junho, mas ficamos sabendo há cinco dias. Não cheguei a ver o corpo, mas se você me perguntar: “E se ele aparece vivo?” Eu ia achar ótimo”, confidencia.

Relação de pai e filho...
          A ideia de família feliz tinha acabado, assim como a relação de amor entre pai e filho. “A convivência ficou bem complicada, de conflito! Ele tentou me matar, me deu uma facada e não pegou porque eu tinha uma habilidade, já tinha lutado box”, lamenta. E é no meio de todas as lembranças ruins, que o pai demonstra o amor que ainda existe e a saudade que persiste. “A droga faz tudo, transforma! Ele sem a droga era a melhor pessoa do mundo, era respeitador. A dor é terrível! É como se de cada minuto fossem arrancados dois segundos. Você passa a ter 58 segundos em cada minuto tua vida e para sempre”, sente falta.

Fonte: http://www.jangadeiroonline.com.br/tag/campanha-acorda-juventude/

sábado, 1 de dezembro de 2012

Preso traficante no povoado de Iguaiba em Paço do Lumiar-MA

Após informação prestada pelo Disque Denuncia, o serviço de inteligência do 6º BPM em operação conjunta com a inteligência do comando geral prendeu um traficante de nome Raimundo Garreto de Sousa, 30 anos, residente na rua paraíso, s/n, vila Romualdo, povoado de Iguaiba, município de paço do Lumiar-MA, por volta das 06h00min. Na ocasião foi encontrado no interior de duas residências: Materiais utilizados para embalar drogas para o varejo, a quantia de R$ 1.000,00 (mil reais) e mais 149 (Cento e quarenta e nove) cabeças e 36g de pedras soltas de “crack”.

O Preso foi conduzido à delegacia especial do Paço do Lumiar-MA, onde foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes.

Arrombadores de caixa eletrônico são presos por policiais do 6º BPM.

Policiais militares do 6º BPM, do serviço de inteligência e da barreira da Estiva, prenderam na madrugada do dia 23/11/2012, 03 (três) membros de uma quadrilha especializada em arrombamentos de caixas eletrônicos, por meio de explosivos. Com eles foi encontrado 04 (quatro) bananas de dinamite dentro do forro do banco do veículo que foi abordado e uma carabina 38 com carregador municiado.



Os presos foram identificados como sendo: Fidelino Ortega Lugo, foragido do presídio do mato grosso; Francisco da silva Macedo júnior e Jose Ribamar Lopes Xavier.