sexta-feira, 1 de março de 2013

Grupo de evangelização reforça trabalho de reintegração social de detentos no sistema penitenciário em São Luis-MA.

Missão: resgatar vidas e ressocializá-las. Essa é a principal meta do Ministério “Cristo Liberta”, grupo de evangelização que atua no sistema carcerário do Maranhão. 
          Unindo assistência religiosa e social, os trabalhos de evangelização, promovidos pelos membros deste grupo, é uma das principais armas da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) no âmbito da reintegração social de detentos.
          Os trabalhos, desempenhados diariamente, se resumem a um só ponto: regenerar a vida de detentos mediante a palavra de Deus. Coordenadora do Cristo Liberta, a missionária Milene Rodrigues, de 55 anos, falou do papel social da igreja dentro e fora de uma unidade carcerária. “Nós (a igreja) nos deparamos com problemas que vão desde sentimentais a físicos. O uso das palavras certas é a nossa melhor arma. Às vezes o interno está angustiado e uma palavra pode fazer a diferença. E quando ele precisa de remédio nós trazemos a ele”, conta a missionária.
          Através destas ações, a missionária disse que já perdeu a conta de quantos internos já resgatou do crime. Uma prova destas transformações é a vida do ex – detento Elmo Souza, de 55 anos. Livre desde 2010, Souza hoje é uma das pessoas que estão ligadas diretamente com as ações de evangelização nos estabelecimentos carcerários. “Eu me converti no sistema e sei do tamanho da importância deste trabalho. Hoje, graças a Deus, faço parte deste lindo trabalho”, afirma.
          Não muito diferente dos cultos realizados nas igrejas, o ato religioso dentro das unidades prisionais segue uma dinâmica semelhante. Regado a canções de louvores e muita oração, os cultos são sempre realizados com muita alegria. Na ocasião, existem aqueles detentos que reagem com aplausos às palavras proferidas pelo pregador e, enquanto outros , choram copiosamente. “O mover do Espírito Santo faz os internos chorarem, se arrependerem e, enfim, se converterem”, contou Souza.
          O diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP-Pedrinhas), Raimundo Nonato Araújo Fonseca, contou que o trabalho de assistência religiosa realizado na unidade prisional á qual está sobre sua gestão tem sido muito importante para um bom convívio entre os presos. “Esse trabalho tem nos ajudado muito na questão da ressocialização do interno. Os presos que são evangélicos acabam influenciando positivamente os demais, até mesmo no quesito comportamento, pois, estes se comportam muito bem”, destaca Fonseca.
          O grupo de evangelismo Jesus Cristo Liberta Já tem três anos de existência em atuação dentro do sistema. Conforme relatou a missionária, o trabalho dentro das unidades realizado por ela começou após ela sentir um chamado sobrenatural depois de ter lido uma passagem bíblica no livro de Ezequiel onde fala sobre o vale de ossos secos. “A passagem está em Ezequiel capitulo 37. Quando eu li entendi que o vale de ossos secos é o povo que não conhece a Jesus e que perece pela falta da palavra. Então senti em meu coração que eu tinha que levar a palavra para os presos do sistema penitenciário”, relata Milene.
Fonte: http://www.sejap.ma.gov.br/news/2013/02/grupo-de-evangelizacao-reforca-trabalho-de-reintegracao-social-de-detento-em-sl/

Nenhum comentário:

Postar um comentário