sexta-feira, 1 de março de 2013

Governadora entrega primeira Unidade de Segurança Comunitária do Maranhão.

          A governadora Roseana Sarney entregou, nesta terça-feira (26), a primeira Unidade de Segurança Comunitária do Maranhão (USC-MA). A solenidade, que aconteceu na sede da USC, localizada na Avenida Argentina, contou com a presença de diversas autoridades, entre eles o chefe da Casa Civil e interino da Infraestrutura, Luis Fernando Silva; deputado federal Lourival Mendes, autor da emenda parlamentar que garantiu recursos para equipar a unidade; os comandantes da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; da Polícia Civil, delegada Cristina Resende; do Corpo de Bombeiros, Marcos Paiva; do superintendente da Polícia Federal, Cristiano Barbosa Sampaio; vereadores, comandantes de Batalhões da PM, líderes comunitários e moradores dos bairros beneficiados e comunidades vizinhas.          
          A instalação física da primeira USC do Maranhão atenderá uma população de aproximadamente 120 mil moradores, compreendidos entre os bairros da Divinéia, Vila Luizão e Sol e Mar. Com aporte financeiro orçado em R$ 1.248.070,16, a unidade possui terreno com uma área total de 1.778 m², sendo 475 m² de área construída. Com a inauguração, a área de abrangência dos três bairros terá policiamento reforçado 24 horas. 
          O efetivo, que era de 16 policiais militares, passa para 92 PMs; o número de viaturas de 2 para 12 veículos, sendo 5 modernos carros, 4 motocicletas e 2 quadriciclos;  além de 10 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos em toda aquela região. Em seu pronunciamento, a governadora Roseana Sarney explicou a escolha da área e anunciou a implantação de mais 18 unidades na capital e seis no interior. “A escolha desta região é fruto de um exaustivo estudo da Secretaria de Segurança Pública. Trata-se de um novo conceito e abordagem para garantir à população harmonia, paz e segurança e a redução da criminalidade. A vida vai melhorar nesta comunidade. Esta USC, com certeza, vai servir de exemplo para todo o nosso estado. Ao todo, serão mais 24 USCs até o fim de 2014″, disse.            
          A SSP também vai intensificar a presença de policiais civis naquelas localidades, com aumento do efetivo e a instituição de um plantão de 24 horas na 7ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro do Turu. “Esse projeto comporta tudo o que há de mais moderno em segurança pública, desde equipamentos ao treinamento do corpo policial. Ele tem gênese no conceito das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s), implementadas no Rio de Janeiro, com inovações aplicadas ao modelo instalado no Maranhão”, explicou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.
          No Maranhão, o projeto apresenta novas atribuições como a implantação de 10 câmeras de videomonitoramento que cobrem o perímetro de todo o complexo policial dando ao comando de cada unidade um controle, 24 horas por dia, de toda a movimentação. As câmeras estão interligadas a um centro de comando instalado na própria Unidade e também no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na sede da SSP. O secretário Chefe da Casa Civil e interino da Secretaria de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, comemorou a entrega da obra. “A inauguração desta obra é um dos marcos mais importantes para estas comunidades. Além de beneficiar toda a região de São Luís, ainda vai beneficiar uma boa parte de São José de Ribamar e da Raposa”, disse.
          O secretário ressaltou ainda a parceria do Governo do Estado com a Associação Comercial, o Senai, o Senac para a promoção dos cursos de qualificação que fazem parte das ações preventivas inclusas no projeto da USC. “Esta é a festa do povo, da segurança, da expulsão das drogas e da bandidagem e da volta da tranquilidade”, acrescentou.

Prédio 

01
          O complexo, conta ainda com sala de recepção, alojamentos masculinos e femininos, sala de comando, sala de reserva de armas, área de convivência, auditório com capacidade para 60 lugares, sala de inclusão digital, onde funcionará um telecentro com 15 terminais para a realização de cursos profissionalizantes aos jovens e adolescentes da região. O primeiro deles será o de Formação Inicial e Continuada em Preparo, Conservação e Congelamento de Alimentos, como parte do Projeto Mulheres Mil, e que começará já nesta semana, beneficiando 25 mulheres.          
          A escolha dos bairros para instalação da USC resultou de estudos feitos pela equipe de inteligência da SSP e foi motivada pelos índices de criminalidade registrados nesses locais, onde houve significativo aumento do número de homicídios dolosos desde 2011. Segundo Aluísio Mendes, a expectativa é de redução em até 70% do índice de criminalidade na área, a partir da instalação da Unidade.

Outras Unidades
          
          Além da USC da Divinéia/Vila Luizão, o bairro do Coroadinho também será contemplado, ainda este ano, com o projeto. A intenção da SSP é estender a iniciativa para outros bairros da capital bem como para o interior do estado. Estão previstas a construção de mais 6 unidades na capital. Além do Coroadinho, bairros como o Anjo da Guarda, Itaqui Bacanga, Cidade Olímpica, Cidade Operária, João de Deus, Liberdade, São Raimundo já possuem o projeto arquitetônico concluído. No interior, cidades como Codó, Peritoró, Coroatá, Santa Inês, Imperatriz e São José de Ribamar também estão na lista.

Fonte: www.pm.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário