Com o mesmo esquema de segurança implantado no carnaval de São Luís, cerca de 520 homens da PMMA garantiram a segurança nos dois dias de folia no Lava Pratos, carnaval fora de época que acontece na cidade balneária de São José de Ribamar, localizada a 17 quilômetros de São Luis.
O comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), coronel João Nepomuceno, explicou que no “Carnaval de Lava-Pratos”, o comando da PMMA usou a mesma “malha protetora” dos circuitos de São Luis como as barreiras de redução de velocidade e abordagens, as telas de proteção nas entradas da cidade, cercas disciplinadoras, postos policiais, torres de observação, viaturas, helicóptero, cavalaria e o tradicional policiamento a pé.
O comandante do CPM destacou o trabalho das barreiras de redução instaladas em pontos estratégicos onde veículos eram abordados e seus passageiros e condutores revistados, evitando o desrespeito às leis de trânsito e coibindo a entrada de armas e entorpecentes. Na entrada do circuito foi montada uma barreira onde todos os brincantes eram revistados pelos policiais.
Para a foliã Beatriz Penha, 23 anos, professora, moradora do Maiobão, “a segurança está de altíssimo nível, os policiais estão revistando todos os brincantes nas principais vias e entradas do evento, me sinto segura. Finalizou a professora.