sexta-feira, 26 de abril de 2013

Uma reflexão aos policiais militares do 6° BPM: A noite escura da alma.

Há momentos em que a noite trevosa desce sobre a nossa vida e os horrores do inferno bafejam nossa alma. Sentimos uma opressão do inimigo, com seu hálito pesado vindo sobre nós.
Nossa carne treme, nossos ossos são abalados e nossos olhos se enchem de lágrimas. Não escapamos desses ataques. Não vivemos blindados. Estamos expostos ao sofrimento. Na verdade nos importa entrar no reino de Deus por meio de muitas tribulações (At 14.22). O próprio Jesus saiu do cântico no Cenáculo para o pranto no Getsêmani. 
O autor da vida suou sangue no Getsêmani (Lc 22.44) e derramou sua alma na morte na cruz (Is 53.12). Ele começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse a seus discípulos: "A minha alma está profundamente triste até à morte" (Mc 14.34). Nenhum homem tinha experimentado tristeza tão profunda e ninguém jamais a enfrentaria no futuro. Num sentido único, Jesus foi "um varão de dores". 
Aquela fatídica noite no Getsêmani era a noite escura da alma, quando Jesus travou a mais renhida batalha da humanidade. Naquele momento, ele ficou só, dobrado sobre seus joelhos, com o rosto em terra, com forte clamor e lágrimas (Hb 5.7). Ali, submeteu-se à vontade do Pai, foi consolado pelo anjo e saiu vitorioso para caminhar para a cruz, como um rei caminha para a coroação. 
Na cruz, o Filho de Deus foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades. Agradou ao Pai moê-lo. Ali, suspenso entre a terra e o céu, sorveu cada gota do amargo cálice da ira de Deus. Na cruz, carregou sobre seu corpo todos os nossos pecados e suportou o juízo de Deus que deveria cair sobre nossa cabeça. Na cruz ele satisfez todas as demandas da justiça divina ao fazer-se pecado e maldição por nós. 
Na cruz, porém, Jesus adquiriu para nós eterna redenção. A noite escura da alma não foi um acidente na vida de Jesus, mas uma agenda traçada na eternidade. Essa noite desceu sobre sua alma, para que a luz bendita do céu invadisse a nossa vida. Ele bebeu o cálice amargo da ira de Deus, para nos oferecer a água da vida. Ele suou sangue e chorou para que nós pudéssemos experimentar uma alegria indizível e cheia de glória. Ele morreu para nos oferecer a vida eterna. 
Saiba que, se a noite escura da alma chegou em sua vida, Deus é poderoso para transformar essas trevas em luz e o seu sofrimento em prelúdio de glória. O apóstolo Paulo, homem que enfrentou apedrejamento, açoites, prisões e naufrágios, afirma com entusiasmo, que os sofrimentos do tempo presente não são para comparar com as glórias porvir a serem reveladas em nós. Disse ainda que a nossa leve e momentânea tribulação produz, para nós, eterno peso de glória, acima de toda comparação. 
O sofrimento aqui é inevitável. Ainda não chegamos ao paraíso. Aqui não é o céu. Porém, o sofrimento não hasteará sua bandeira em nosso lar eterno. Lá Deus enxugará dos nossos olhos toda a lágrima. Lá a dor não mais açoitará nosso corpo. Lá desfrutaremos da bem-aventurança eterna. Aqui cruzamos vales escuros, marcharmos por desertos tórridos e atravessamos pântanos perigosos. Mas, lá receberemos um consolo eterno, uma alegria sem fim, uma glória que jamais se contou ao mortal. 
Não se desespere diante dos dramas da vida. Não perca a esperança diante das circunstâncias adversas. Não duvide do amor de Deus por causa da dor que assola seu peito. Deus nunca vai desamparar você. Ele está do seu lado como seu refúgio e fortaleza. Você vai caminhar para a pátria celeste de força em força, de fé em fé, sendo transformado de glória em glória. Deus segurará firme a sua mão até receber você na glória. Então, a noite escura da alma desembocará na manhã gloriosa de uma eternidade de gozo e paz!

Rev. Hernandes Dias Lopes

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ten PM Silva representa o 6° BPM em Reunião com o Ministério Público na temática da segurança no entorno das escolas de São Luis.

          O Ministério Público do Maranhão promoveu na terça-feira, 16/04, uma reunião que discutiu a questão da segurança nas escolas de São Luís e áreas próximas. A discussão foi coordenada pelos promotores de justiça Paulo Silvestre Avelar Silva, titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, e José Cláudio Cabral Marques, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal.         


          Além do Ministério Público, participaram da reunião representantes do Conselho Tutelar da área da Cidade Operária, secretarias Municipal e Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Blitz Urbana, Polícia Militar e Delegacia de Costumes. A reunião foi convocada a partir de diversas denúncias de violência nas escolas e de problemas no entorno das unidades de ensino, como a presença de bares, vendedores ambulantes e questões de trânsito que dificultam o acesso de alunos e professores. O promotor Paulo Avelar citou o exemplo do antigo Colégio Marista, que atualmente abriga os alunos do Complexo Educacional Governador Edison Lobão (Cegel), cujas calçadas estão tomadas por ambulantes e existe, inclusive, um ponto de táxi lotação em frente à entrada da escola.
          O promotor Cláudio Cabral ressaltou a importância da união dos diversos órgãos em um trabalho conjunto e coordenado para que os problemas, que vêm se avolumando, possam ser resolvidos. Uma das propostas feitas pelo promotor foi que o trabalho seja iniciado em uma área específica e depois estendido a toda a cidade, o que foi aceito pelos presentes. Foi definido que a Cidade Operária será o primeiro bairro a receber a ação conjunta.
          De acordo com o gestor da Unidade Integrada Maria José Aragão, Wilson Chagas, a Cidade Operária vem sofrendo com índices crescentes de violência, inclusive com a volta das antigas gangues, atualmente chamadas de “famílias”. Moisés Bezerra, conselheiro tutelar na área, reforçou a necessidade de ações do poder público no bairro. Além do consumo de álcool e drogas por crianças e jovens, em especial na região do Viva Cidade Operária, o conselheiro chamou a atenção para anúncios de festas fixados nos muros das escolas, nos quais há imagens de mulheres seminuas.
          De acordo com Moisés Bezerra, a área próxima à feira da Cidade Operária é um ponto crítico do bairro. Há várias escolas na região, que reúnem cerca de cinco mil estudantes.
          A  Superintendente de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Soraia da Silva, falou sobre o trabalho que já vem sendo desenvolvido no combate às drogas, em parceria com as secretarias municipais da Saúde e da Criança e Assistência Social, e que pode integrar o rol de ações conjuntas a serem desenvolvidas. A representante da Semed afirmou, também, que já foi elaborado um levantamento sobre a necessidade de faixas de pedestres próximas às escolas municipais, já encaminhado à SMTT.
           Arthur Guimarães, diretor da Blitz Urbana garantiu apoio às ações inclusive com o embargo ao funcionamento de bares que funcionem a menos de 200 metros de escolas e a apreensão de mercadorias de vendedores ambulantes que estejam atuando nas calçadas das unidades de ensino. Ambas as atividades são proibidas por leis municipais. Guimarães também ressaltou a necessidade de ações planejadas e que contem com o apoio da força policial.
          O delegado Eduardo Jansen, da Delegacia de Costumes, afirmou que a sociedade clama por ações efetivas e que tenham continuidade. “O direito individual não pode se sobrepor ao coletivo”, ressaltou. O delegado ressaltou a importância de que as ações repressivas à ocupação indevida do entorno das escolas sejam frequentes, para evitar o retorno de bares e ambulantes, e de que os diretores das escolas denunciem atividades ilícitas, como o tráfico e a comercialização de drogas na área.
          Ainda a respeito de bares e vendedores ambulantes nas imediações de escolas, o tenente Silva, do 6° Batalhão de Polícia Militar, reforçou a necessidade de ações imediatas quando da instalação de bares e barracas. O tenente também ressaltou que é importante o apoio da Guarda Municipal no trabalho de garantir a segurança no entorno das escolas.
          A secretária adjunta da SMTT, Fabíola Aguiar, garantiu que a secretaria irá intensificar a fiscalização nas áreas de estacionamento nas proximidades de escolas. Ela reforçou, ainda, a necessidade de trabalhar campanhas educativas junto à sociedade a respeito do exercício da cidadania. Fabíola Aguiar informou, ainda, que a secretaria está fazendo estudos para melhorar as condições do trânsito na Cidade Operária.
          Ao final da reunião, o promotor Paulo Avelar solicitou aos representantes das secretarias Municipal e Estadual de Educação que informem a respeito da existência de bares e ambulantes nas imediações das escolas estaduais e municipais, em especial na área da Cidade Operária. O mesmo foi solicitado aos conselheiros tutelares que atuam na área.
          Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 26 quando, de posse das informações, serão traçadas as estratégias de atuação conjunta.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Policiais do 6º BPM parcicipam do curso de policiamento motociclístico ministrado por PMs do Ceará.

          Foi realizada na manhã desta segunda-feira (8), no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, em São Luís, a aula inaugural do curso de policiamento com motocicletas, que será ministrado entre os dias 8 a 19 deste mês, por policiais militares do Ceará aos do Maranhão.          
          O 6° BPM será representado no curso pelo 3º Sgt PM 191/94 Antonio Júlio dos Santos Diniz e pelo Sd PM Deyveth Phillipe de Sousa Dias.
          O objetivo do curso é melhor preparar e qualificar os policiais militares do Maranhão para essa modalidade de policiamento, com emprego em ações e operações táticas, capacitando-os para o melhor atendimento à sociedade maranhense. Serão mais de dez dias de treinamento, com conhecimentos teóricos e práticos que serão passados por três policiais militares que fazem parte do Batalhão RAIO (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas), criado em 2004 no Estado cearense. Ao todo, 41 PM’s – da capital e do interior do Maranhão – farão o curso. 
          Segundo o capitão Araújo, o RAIO atua em sintonia com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) com base em dados estatísticos de criminalidade dentro da área metropolitana cearense, atendendo ocorrências de maior vulto, como sequestro relâmpago, “saidinha bancária” e etc. 
          O coronel Flávio enfatizou a importância de cursos como esse e falou da atuação do policiamento com motocicletas na capital maranhense. “Apesar de já existirem equipes policiais desse tipo de modalidade, na capital e no interior, é a primeira vez que um curso desse molde é realizado no Maranhão. É um tipo de policiamento que exige, do policial, técnicas diferenciadas de patrulhamento e abordagens, e sua atuação possui uma maior eficiência, haja vista ser desenvolvido sobre duas rodas, o que possibilita aos profissionais uma melhor atuação no atendimento às ocorrências diante dos constantes congestionamentos nas principais capitais brasileiras”, ressaltou o coronel.

Fonte: http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2013/04/08/interna_urbano,132800/pms-do-ceara-ministram-curso-de-policiamento-motociclistico-a-policiais-do-maranhao.shtml


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Policiais do 6º BPM sob a coordenação do Ten Rawlinson prendem assaltantes no São Raimundo

          Por volta das 06:00 da manhã do dia 07/04/13, a guarnição do 6° BPM, comandada pelo 2°Sgt Cláudio e composto pelo Cb Valdeci  prendeu a dupla Thiago da Anunciação Martins e Clean Felipe dos Santos, ambos de dezoito anos. Os dupla foi presa na Travessa da Prata localizada no loteamento Pontal da Ilha no São Raimundo.           

          Os acusados tentaram roubar a moto de um moto-taxista na área do São Raimundo. O moto-taxista conseguiu escapar, não obtendo êxito os dois assaltaram a senhora Darlene das Neves Durans Ribeiro, da qual levaram um aparelho celular da marca Samsung, não satisfeitos os assaltantes entraram em uma residência na qual fizeram de vítima o senhor Ricardo de Farias Silva, do qual levaram uma porta-cédula e um aparelho celular.
       Os assaltante foram pegos dentro da casa pela guarnição do 6° BPM que apreendeu com eles um revólver calibre 38, seis tiros de n° 553449 da marca Taurus com uma munição intacta. O celular da Sra° Darlene e a porta-cédula do Sr° Ricardo foram recuperados. Os dois meliantes acima citados foram conduzidos ao Plantão Central da Cidade Operária onde foram autuados em flagrante.

Serviço de inteligencia do 6º BPM participa de ação integrada e desarticula quadrilha na Vila Izabel Cafeteira.

          Equipes do Serviço de Inteligência do 8° BPM, do Comando Geral e do 6° BPM, desarticularam uma quadrilha de traficantes que atuava na Vila Izabel Cafeteira, na capital maranhense. Foram apreendidas armas de fogo e muitas pedras de crack. A ação policial aconteceu no final da tarde de quinta-feira, 04.
          A quadrilha era formada por Roberto Costa Ferreira, 33; Marcio Oliveira dos Santos, 32; Jamilson Santos, 30; Wagner Moreira Maranhão, o “Rato”, 30, contra o qual já havia um mandado de prisão em aberto; Rogério Moreira Maranhão, 33; Lindembergue Moreira Maranhão, 26; Silas dos Santos Mendes, 30; e Maria Raimunda dos Reis Lobão, 31.
          O grupo, que era liderado por Rato, encontrava-se na Rua do Açude no Basílio, Recanto Santos Dumont, Vila Isabel Cafeteira, onde, segundo os policiais, comercializavam entorpecentes. Com eles, foram encontrados dois revólveres calibre 38 e mais onze munições, uma espingarda tipo cartucheira calibre 20 com onze cartuchos, uma faca, duzentas pedras de crack, um colete balístico sem numeração e uma quantia de mais de 200 reais. Todos foram apresentados no DP do Cohatrac para serem autuados.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Traficantes são presos na Cidade Operária em função das operações de controle da criminalidade desenvolvidas pelo 6° BPM.

O serviço de inteligência do 6º BPM em operação conjunta com a equipe do 8º BPM, efetuou no dia 26/03/2013,  por volta das 17H30, na Rua São Bento, nº 04, Jardim Lisboa na cidade operária, a prisão de Jairo Cardoso Monteiro, 32 anos e Thais Teixeira Santos, 21 anos; bem como a Condução de uma menor de 14 anos, por comercialização de drogas tipo crack. 

As prisões são decorrentes de várias informações chegadas no “Disque denúncia” que menores estavam sendo utilizadas por quadrilhas na venda de drogas no bairro. 

Durante a abordagem foi encontrado 61 (sessenta e uma) trouxas de uma substância semelhante à crack, pronta para venda, sendo 06 (seis) enroladas em um short em que a menor estava vestida e o restante enterrada próximo onde se encontravam em frente a residência do “mão de seda”, e ainda a quantia de R$109,00 (cento e nove reais) em espécie. Os mesmos foram autuados no plantão da DECOP, por tráfico de entorpecentes.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Homem que conduzia moto roubada é preso por policiais do 6º BPM.

          Walisson Santos Abreu, 19 anos, conhecido como “Neguinho”, dono de uma extensa ficha criminal, foi preso na Rua Edson Lobão, bairro Santa Clara, na sexta-feira (29), por volta das 15h50, por policiais do 6º BPM, da viatura da Cidade Operária. De acordo com o comandante da viatura sargento Jesus e cabo C. Rodrigues, um homem que não quis se identificar se dirigiu a viatura informando que “Neguinho”, conduzindo uma motocicleta, havia o abordado roubando seu aparelho celular. Imediatamente os militares realizaram rondas na área e, pouco tempo depois, receberam a informação que o acusado havia sido capturado por populares que chegaram a iniciar a tentativa de linchamento, o que foi evitado com a chegada da guarnição. 
          Após ser encaminhado ao hospital Socorrão II para receber os primeiros socorros, o causado foi conduzido à Delegacia da cidade Operária (Decop) onde se constatou a existência de uma longa ficha criminal praticada por Walisson Santos como roubos, furtos e formação de quadrilha, além de uma fuga da FUNAC e passagem pelo presídio de Pedrinhas.
           Foi constatado ainda que a motocicleta que ele conduzia de placa NXP 2294 era roubada e de propriedade de Bernardo Edvaldo, morador da Vila Industrial. Ao ser contactado pelos policiais, a vítima compareceu à delegacia e informou que o roubo aconteceu no dia 28 de fevereiro deste ano, no bairro do Bequimão, em São Luis, onde dois homens que estavam em outra moto e usando capacete, apontaram uma arma para ele e roubaram sua motocicleta.          
          Fontewww.pm.ma.gov.br

Arma de fogo é retirada de circulação por PM’s do 6º BPM.

          No final da manhã desta quarta-feira, 27, policiais militares da viatura 12068, do 6º BPM, prenderam Paulo José Machado Lopes, de 29 anos, morador do bairro Santa Bárbara, na capital maranhense, por estar portando um revólver calibre 38.           
          A detenção dele ocorreu no bairro São Raimundo. José Lopes estava pedalando em sua bicicleta e ao avistar a equipe policial, que fazia ronda no bairro, tentou fugir. Os PM’s desconfiaram da atitude dele e o abordaram, encontrando a arma de fogo. Ao ser questionado pelos policiais, Lopes chegou a dizer que carregava a arma porque queria atirar em um traficante conhecido como “Gueto”. O detido foi apresentado no 15º DP, no São Raimundo.

Fontewww.pm.ma.gov.br