sexta-feira, 22 de março de 2013

PMs do 6º BPM prendem duas pessoas por receptação de moto.

          Aconteceu em 21/03/2013, no Bairro Maiobão, em função de telefonema anônimo para o Serviço de Inteligência do 6º BPM, no  dia 20/03/2013(quarta-feira) , por volta das 22:00h, de que uma quadrilha de elementos estava fazendo um desmanche de moto na Avenida dos Colabores, Residencial Presidente Vargas, no interior de uma chácara, quando a equipe  SI  fez a averiguação das informação e constatou que o local era utilizado para consumo de drogas.
          Durante abordagem ao local, foi encontrado em baixo de um compensado em uma das dependências, uma motocicleta marca e modelo: HONDA/CB 300, cor vermelha, sem a placa, com registro de furto junto ao CIOPS no dia 18/03/2013, às 14h55m, no Residencial PARANÃ.
          Em consequência foram conduzidos ao plantão da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos as seguintes pessoas: Thiago Cabral Chagas e seu primo Rodolpho D’ Lamare da Silva Santos, onde foram autuados em fragrante delito.  

Fonte: SI do 6º BPM

Serviço de Inteligência da PM (6º e 8º BPM) prende dupla acusada de tráfico de entorpecente no Cohatrac.

Foi apresentado no final da tarde de terça-feira, dia 19, na Delegacia do Cohatrac, acusados de tráfico de entorpecentes a dupla, Márcio André Nunes da Silva, 28 anos, e Wellinson Carlos Viana da Conceição, 22 anos, ambos moradores do Bairro Cohatrac. 
Segundo os militares do Serviço de Inteligência do 6º e 8º Batalhão, a prisão ocorreu após uma abordagem e o entorpecente foi encontrado na residência do Márcio André. “Já estávamos monitorando o Márcio e hoje em virtude da intensa movimentação na sua residência com a comercialização de drogas resolvemos agir e fizemos a apreensão”. Disse o militar.
Na residência a PM aprendeu vários papelotes de crack e maconha, prontos para a comercialização, além da balança de precisão, celulares, notebook e dinheiro.

Fontehttp://www.pm.ma.gov.br

quarta-feira, 20 de março de 2013

O 13º BPM é regulamentado, desmembrado do 6º BPM e já tornou-se uma realidade.

          A Medida Provisória nº 146, de 6 de março de 2013, publicada no Diário Oficial do Estado no mesmo dia, concretizou um sonho dos integrantes do 6° BPM e das comunidades que aguardavam com grande expectativa a instalação de mais um batalhão da PM na área leste da região metropolitana. 





          A MP dispõe sobre a implantação e regulamentação do 13º Batalhão de Polícia Militar que foi criado na estrutura da Polícia Militar pela Lei nº 9.043, de 15 de outubro de 2009, com sede em São José de Ribamar, como órgão subordinado diretamente ao Comando do Policiamento Metropolitano (CPM), sendo responsável pela preservação da ordem pública com circunscrição nos Municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. O 1º Comandante do 13º BPM é o Maj PM Jorge Antonio de Araújo Júnior.

PMs do 6º BPM realizam prisão de uma quadrilha especializada em assaltos a motocicletas.

Policiais do 6° BPM, com levantamento realizado pelo serviço de inteligência da unidade, prenderam no dia 19/03, no Conjunto Novo Horizonte em Paço do Lumiar-Ma, 4 pessoas, sendo uma mulher e 3 homens, todos partícipes de uma quadrilha especializada em roubos de motos.
Durante a abordagem foi localizado um revólver calibre 32 com uma munição do mesmo calibre intacta, bem como, confessaram a autoria de roubos e informaram a localização de uma moto roubada.
A quadrilha foi apresentada no Plantão da DECOP com a arma, um celular e a motocicleta recuperada. 
Sendo os presos: Roosevelt Sousa Rubim, Paulo Ricardo Marques, Diego Salazar da Silva e Lara de Jesus. Todos localizados na Avenida Principal nº 35 do Conjunto Novo Horizonte.

Fonte: SI do 6 BPM

O 6º Batalhão alcança as metas estabelecidas pelo CPM no mês de janeiro recebe diploma de estrategista do mês.

          O comando do 6º BPM, por meio do Tc Luis e do Maj Emerson, Comandante e Subcomandante, recebem das mãos do Cel Nepomuceno, Cmt do CPM, o diploma de estrategistas do mês de janeiro de 2013, em função da unidade ter alcançado as metas estabelecidas pelo CPM, mensuradas pelo CIOPS, no controle da criminalidade.
          Fica registrado neste ato, o agradecimento a todos os policiais militares da unidade que contribuíram de forma direta e indireta para a homenagem recebida.

Por. Tc PM Luis

quinta-feira, 14 de março de 2013

Quadrilha especializada em roubos à residência é presa em São Luís.

          Uma ação deflagrada pelo Serviço de Inteligência do 6º e 8º BPM, nesta quarta-feira (13/03), desarticulou mais uma quadrilha especializada em assaltos a residências e lojas na Região Metropolitana. 
          Segundo informações da polícia, o bando agia principalmente nos bairros da Cohama, Jardim Eldorado e Cohab.
          Após os levantamentos que apontavam o paradeiro da quadrilha, a polícia montou a operação para efetuar a prisão do bando. As prisões foram feitas nos bairros Santa Clara, Cidade Olímpica e Vila Riod.
          Na ação foram presos, Fábio da Silva Mota, conhecido como “Pará”, de 29 anos; Elisângela Sousa Martins, de 35 anos, esposa de Fábio, ambos residentes no bairro Santa Clara; Adelson Silva Fonseca, de 27 anos, morador do Residencial Tiradentes, Cidade Olímpica e Robson Anderson Matos do Vale, de 23 anos, na Vila Riod.
          Em poder do grupo foram apreendidos, um revolver calibre 38 com sete munições intactas; uma pistola 765 com seis munições; dez munições de pistola ponto 40 e 380, e ainda 74 joias de ouro, cinco aparelhos celulares, uma TV de plasma, um data show e a quantia de R$ 54.
          O grupo foi apresentado na delegacia de Roubos e Furtos (DRF), onde Fábio da Silva Mota, Adelson Silva Fonseca e Robson Anderson Matos foram autuados pelos crimes de formação de quadrilha, roubo qualificado e uso de arma de fogo. Já Elisângela foi autuada por Formação de Quadrilha.
          Após os procedimentos, a quadrilha foi encaminhada para o Centro de Triagem em Pedrinhas, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Fonte: http://imirante.globo.com/noticias/2013/03/13/pagina333504.shtml

Dupla acusada de tráfico na Santa Efigênia é presa por PM’s do 6º BPM

          Dois suspeitos de tráfico de drogas foram presos, nesta segunda-feira (11/03), no bairro Santa Efigênia, próximo à Cidade Operária, por militares do 6º BPM. Eleonardo de Carvalho de Andrade, 22, anos mais conhecido como "Léo" e Wanderson dos Santos Silva, 32 anos estariam vendendo o entorpecente dentro de um veículo.
          O esquema funcionaria da seguinte forma: "Léo" era o responsável por pegar as pedras de crack em um saco plástico escondido no mato, que fica ao lado de sua residência. Todas as vezes que um usuário aparecia para comprar a droga, ele se deslocava até onde material era guardado e retirava a quantia solicitada. Toda a negociação era feita dentro do carro. Com a dupla a polícia encontrou R$ 79,00 em dinheiro, proveniente da venda da droga, e 14 pedras de crack, prontas para venda.
          Segundo investigações e denúncias encaminhadas ao Disque Denuncia a dupla trabalharia para uma traficante conhecida como Romilda, que age na área da Santa Efigênia. Os dois foram encaminhados para a Delegacia da Cidade Operaria. 

Fonte: www.pm.ma.gov.br

sexta-feira, 8 de março de 2013

PM’s do 6º BPM apreendem 2kg de crack e 10 mil reais em dinheiro.

          Um intenso trabalho realizado pelo Serviço de Inteligência do 6º Batalhão da Polícia Militar, no combate às drogas e a criminalidade na Região Metropolitana de São Luís, culminou, nesta terça feira (7), com a prisão de quatro pessoas envolvidas em vários crimes. Com eles, os militares apreenderam crack,  dinheiro, um carro e aparelhos celulares.
          Durante o trabalho da polícia foram presos Paulo Sérgio Cabral da Silva, conhecido como “Paulo Boêmio”, 45 anos e Miltomar Silva de Araújo, 46 anos, ambos residentes na Rua São Luís, Bairro Sacavém. Eles foram presos na Avenida dos Africanos quanto trafegavam no veículo corsaclassic, prata, NWX 9731, após receberem um carregamento de drogas na rodoviária de São Luís. Com a dupla os militares apreenderam dois quilos de pasta de crack.
          Após a prisão, os acusados ofereceramaos policiais 10 mil reais em dinheiro para que fossem liberados. Jamerson Matos da Silva, 22 anos e Samara Cristina Pereira Rodrigues, 26 anos, que são familiares dos acusados, levaram o dinheiro e foram presos por corrupção ativa e tentativa de suborno.
          “Estamos monitorando o tráfico interestadual de drogas a cerca de três meses, acreditamos que esse produto ilícito veio do estado do Mato Grosso”. Disse o policial da Inteligência da PM.Todos os acusados e os materiais apreendidos foram apresentados no DERNARC. 

Fonte: SI do 6º BPM

Operação lei seca tem resultados positivos em outras áreas da segurança.

          Policiais do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) deflagraram, neste final de semana, mais uma ‘Operação Lei Seca’ com o intuito de diminuir os altos índices de acidentes de trânsito em São Luís. 
          A operação, iniciada às 22 horas de sábado (2) estendeu-se até as 4 horas da madrugada deste domingo (3), abrangendo principalmente o Anel Viário e a Avenida Lourenço Vieira da Silva, na Cidade Operária.
          O comandante do CPM, o coronel João Nepomuceno, informou que, com a operação, houve a apreensão de diversos veículos, de documentos de licenciamento e de CNHs de condutores infratores. 
          “O nosso objetivo é o de evitar que pessoas com capacidade psicoativa comprometida conduzam veículos e buscamos, também, alertar os condutores de que este tipo de condução é perigosa”, declarou o coronel Nepomuceno. Ele lembrou que já está em vigor a lei que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Trata-se da Lei 12.760/12, conhecida como a nova Lei Seca, que aumentou os dispositivos de fiscalização e regulamentou penas mais severas a quem mistura direção e bebida alcoólica. Com a norma vigente, integrantes da Polícia Militar do Maranhão já estão preparados para garantir a paz nas ruas e avenidas de São Luís.
          O tenente Rômulo Júnior comandou a operação em diversas áreas da cidade. Segundo o coronel Nepomuceno, policiais foram treinados para informar claramente aos condutores abordados o que mudou com a promulgação da nova lei. “A nossa Polícia Militar pretende dizer à sociedade que não vale a pena insistir no ato nocivo de beber e dirigir. Houve três grandes avanços: o aumento da multa, o agravamento em caso de reincidência e a possibilidade de comprovação do crime de embriaguez ao volante em meios como imagem, vídeos e testemunho dos agentes, além do teste do etilômetro e exame de sangue, que já eram previstos. Nossos policiais estão preparados e treinados para trabalhar conforme a lei”, afirmou o comandante do CPM.
          Uma das principais mudanças da nova Lei Seca é a possibilidade da utilização de outros dispositivos para verificar a condição de quem está guiando. Pela redação antiga, apenas o teste do bafômetro e o exame de sangue poderiam afirmar a condição do motorista. O texto atual permite que perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova em direito admitidos, observado o direito à contraprova, sejam utilizados.
          A multa, que era de R$ 957,70, teve seu valor duplicado, subindo para R$ 1.915,40. Foi adicionada uma punição ainda mais pesada para quem insistir no crime. Em caso de reincidência em menos de um ano, a multa tem seu valor dobrado, ou seja, R$ 3.830,80.
          Os parâmetros para configuração do crime de trânsito foram mantidos. Quem estiver atrás do volante com níveis iguais ou acima a 0,3 mg/L de concentração de álcool no ar alveolar – atestado através de teste do bafômetro – ou 0,6 dg/L – comprovado em exame de sangue – será punido com detenção, de seis meses a 3 anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação. Qualquer outra substância psicoativa que determine dependência também passa a ser fiscalizada.

Fonte: http://www.jornalpequeno.com.br/2013/2/4/operacao-lei-seca-comeca-para-valer-em-sao-luis-243897.htm

quarta-feira, 6 de março de 2013

Traficantes são presos na Vila do Gordo.

Em decorrência de inúmeras denuncias de moradores ao 6º BPM, de tráfico de drogas na Feira da Cidade Operária, droga essa oriunda da Vila do Gordo, que fica localizada atrás do Comercial  poupas e queijos”, tendo como autores dois elementos conhecidos pela alcunha de Ismael e Moleque doido.
Durante as abordagens foi localizado 59 (cinquenta e nove) cabeças e 12g em estado bruto de crack, bem como, 1g de cocaína. Diante do flagrante, os elementos de nome: Israel Araujo dos Santos, 22 anos, residente na Rua 101, Quadra-101, nº 11 e Glaydson Costa Mendes, 18 anos, residente à Rua da Felicidade, Vila dos Frades, Coroadinho foram conduzidos ao Plantão da DECOP, pela viatura da Ronda da Comunidade, onde os mesmos foram apresentados ao Delegado Marlus Patricius, o qual lavrou um TCO.

Fonte: SI do 6º BPM 

PMs do 6º BPM efetuam mais uma prisão de traficante no Residencial Nova Vida.

No dia 26 de fevereiro, o serviço de inteligência do 6º BPM efetuou a prisão de um traficante de nome Nilton Silva Ribeiro, 32 anos. O mesmo foi flagrado de posse de uma sacola contendo: 25G de uma substância semelhante à crack e 16G de outra substância semelhante a maconha, a quantia em espécie de R$104,70 (cento e quatro reais e setenta centavos), sendo que o mesmo já foi denunciado por populares pela mesma prática na localidade do residencial nova vida, município de paço do Lumiar. 
A prisão se deu no momento em que os policiais faziam levantamentos sobre o paradeiro dos elementos envolvidos na morte do policial civil morto no Maiobão. O suspeito de tráfico foi autuado no plantão da DECOP pelo delegado Valber Braga.

Ações do 6° BPM resultam em prisões de traficantes no Recanto dos Signos.

Aconteceu em 28/02, em decorrência de inúmeras denuncias de moradores ao 6º BPM, bem como, das informações oriundas do DISQUE DENUNCIA, de tráfico de drogas em duas residências localizadas no Recanto dos Signos, Cidade Operária, tendo como autores os elementos de alcunha “cajarana” e Alessandro. 
Durante abordagens não se obteve êxito na busca por drogas, porém, foi localizado um revólver calibre 38, marca TAURUS, com 05 (cinco) munições intactas.
Diante do flagrante foi dada voz de prisão a uma pessoa de nome: André Pereira Botelho, 33 anos, vulgo cajarana.
Na abordagem a Wesley Alessandro Nogueira da Rocha, 22 anos, morador da casa localizada na Rua Bom Jesus, nº 19, foi encontrado com o mesmo a quantidade de 47 (quarenta e sete) pedras de crack, e em sua companhia foi detido uma pessoa de nome: Luis Abreu Araujo, 18 anos, residente a Avenida Desembargadora Telvina, Rua 01, nº 04, Residencial Alberto Franco. Todos foram autuados em Flagrante pela prática dos delitos cometidos. 

Fonte: SI do 6º BPM

sexta-feira, 1 de março de 2013

Grupo de evangelização reforça trabalho de reintegração social de detentos no sistema penitenciário em São Luis-MA.

Missão: resgatar vidas e ressocializá-las. Essa é a principal meta do Ministério “Cristo Liberta”, grupo de evangelização que atua no sistema carcerário do Maranhão. 
          Unindo assistência religiosa e social, os trabalhos de evangelização, promovidos pelos membros deste grupo, é uma das principais armas da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) no âmbito da reintegração social de detentos.
          Os trabalhos, desempenhados diariamente, se resumem a um só ponto: regenerar a vida de detentos mediante a palavra de Deus. Coordenadora do Cristo Liberta, a missionária Milene Rodrigues, de 55 anos, falou do papel social da igreja dentro e fora de uma unidade carcerária. “Nós (a igreja) nos deparamos com problemas que vão desde sentimentais a físicos. O uso das palavras certas é a nossa melhor arma. Às vezes o interno está angustiado e uma palavra pode fazer a diferença. E quando ele precisa de remédio nós trazemos a ele”, conta a missionária.
          Através destas ações, a missionária disse que já perdeu a conta de quantos internos já resgatou do crime. Uma prova destas transformações é a vida do ex – detento Elmo Souza, de 55 anos. Livre desde 2010, Souza hoje é uma das pessoas que estão ligadas diretamente com as ações de evangelização nos estabelecimentos carcerários. “Eu me converti no sistema e sei do tamanho da importância deste trabalho. Hoje, graças a Deus, faço parte deste lindo trabalho”, afirma.
          Não muito diferente dos cultos realizados nas igrejas, o ato religioso dentro das unidades prisionais segue uma dinâmica semelhante. Regado a canções de louvores e muita oração, os cultos são sempre realizados com muita alegria. Na ocasião, existem aqueles detentos que reagem com aplausos às palavras proferidas pelo pregador e, enquanto outros , choram copiosamente. “O mover do Espírito Santo faz os internos chorarem, se arrependerem e, enfim, se converterem”, contou Souza.
          O diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP-Pedrinhas), Raimundo Nonato Araújo Fonseca, contou que o trabalho de assistência religiosa realizado na unidade prisional á qual está sobre sua gestão tem sido muito importante para um bom convívio entre os presos. “Esse trabalho tem nos ajudado muito na questão da ressocialização do interno. Os presos que são evangélicos acabam influenciando positivamente os demais, até mesmo no quesito comportamento, pois, estes se comportam muito bem”, destaca Fonseca.
          O grupo de evangelismo Jesus Cristo Liberta Já tem três anos de existência em atuação dentro do sistema. Conforme relatou a missionária, o trabalho dentro das unidades realizado por ela começou após ela sentir um chamado sobrenatural depois de ter lido uma passagem bíblica no livro de Ezequiel onde fala sobre o vale de ossos secos. “A passagem está em Ezequiel capitulo 37. Quando eu li entendi que o vale de ossos secos é o povo que não conhece a Jesus e que perece pela falta da palavra. Então senti em meu coração que eu tinha que levar a palavra para os presos do sistema penitenciário”, relata Milene.
Fonte: http://www.sejap.ma.gov.br/news/2013/02/grupo-de-evangelizacao-reforca-trabalho-de-reintegracao-social-de-detento-em-sl/

Governadora entrega primeira Unidade de Segurança Comunitária do Maranhão.

          A governadora Roseana Sarney entregou, nesta terça-feira (26), a primeira Unidade de Segurança Comunitária do Maranhão (USC-MA). A solenidade, que aconteceu na sede da USC, localizada na Avenida Argentina, contou com a presença de diversas autoridades, entre eles o chefe da Casa Civil e interino da Infraestrutura, Luis Fernando Silva; deputado federal Lourival Mendes, autor da emenda parlamentar que garantiu recursos para equipar a unidade; os comandantes da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; da Polícia Civil, delegada Cristina Resende; do Corpo de Bombeiros, Marcos Paiva; do superintendente da Polícia Federal, Cristiano Barbosa Sampaio; vereadores, comandantes de Batalhões da PM, líderes comunitários e moradores dos bairros beneficiados e comunidades vizinhas.          
          A instalação física da primeira USC do Maranhão atenderá uma população de aproximadamente 120 mil moradores, compreendidos entre os bairros da Divinéia, Vila Luizão e Sol e Mar. Com aporte financeiro orçado em R$ 1.248.070,16, a unidade possui terreno com uma área total de 1.778 m², sendo 475 m² de área construída. Com a inauguração, a área de abrangência dos três bairros terá policiamento reforçado 24 horas. 
          O efetivo, que era de 16 policiais militares, passa para 92 PMs; o número de viaturas de 2 para 12 veículos, sendo 5 modernos carros, 4 motocicletas e 2 quadriciclos;  além de 10 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos em toda aquela região. Em seu pronunciamento, a governadora Roseana Sarney explicou a escolha da área e anunciou a implantação de mais 18 unidades na capital e seis no interior. “A escolha desta região é fruto de um exaustivo estudo da Secretaria de Segurança Pública. Trata-se de um novo conceito e abordagem para garantir à população harmonia, paz e segurança e a redução da criminalidade. A vida vai melhorar nesta comunidade. Esta USC, com certeza, vai servir de exemplo para todo o nosso estado. Ao todo, serão mais 24 USCs até o fim de 2014″, disse.            
          A SSP também vai intensificar a presença de policiais civis naquelas localidades, com aumento do efetivo e a instituição de um plantão de 24 horas na 7ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro do Turu. “Esse projeto comporta tudo o que há de mais moderno em segurança pública, desde equipamentos ao treinamento do corpo policial. Ele tem gênese no conceito das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s), implementadas no Rio de Janeiro, com inovações aplicadas ao modelo instalado no Maranhão”, explicou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.
          No Maranhão, o projeto apresenta novas atribuições como a implantação de 10 câmeras de videomonitoramento que cobrem o perímetro de todo o complexo policial dando ao comando de cada unidade um controle, 24 horas por dia, de toda a movimentação. As câmeras estão interligadas a um centro de comando instalado na própria Unidade e também no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na sede da SSP. O secretário Chefe da Casa Civil e interino da Secretaria de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, comemorou a entrega da obra. “A inauguração desta obra é um dos marcos mais importantes para estas comunidades. Além de beneficiar toda a região de São Luís, ainda vai beneficiar uma boa parte de São José de Ribamar e da Raposa”, disse.
          O secretário ressaltou ainda a parceria do Governo do Estado com a Associação Comercial, o Senai, o Senac para a promoção dos cursos de qualificação que fazem parte das ações preventivas inclusas no projeto da USC. “Esta é a festa do povo, da segurança, da expulsão das drogas e da bandidagem e da volta da tranquilidade”, acrescentou.

Prédio 

01
          O complexo, conta ainda com sala de recepção, alojamentos masculinos e femininos, sala de comando, sala de reserva de armas, área de convivência, auditório com capacidade para 60 lugares, sala de inclusão digital, onde funcionará um telecentro com 15 terminais para a realização de cursos profissionalizantes aos jovens e adolescentes da região. O primeiro deles será o de Formação Inicial e Continuada em Preparo, Conservação e Congelamento de Alimentos, como parte do Projeto Mulheres Mil, e que começará já nesta semana, beneficiando 25 mulheres.          
          A escolha dos bairros para instalação da USC resultou de estudos feitos pela equipe de inteligência da SSP e foi motivada pelos índices de criminalidade registrados nesses locais, onde houve significativo aumento do número de homicídios dolosos desde 2011. Segundo Aluísio Mendes, a expectativa é de redução em até 70% do índice de criminalidade na área, a partir da instalação da Unidade.

Outras Unidades
          
          Além da USC da Divinéia/Vila Luizão, o bairro do Coroadinho também será contemplado, ainda este ano, com o projeto. A intenção da SSP é estender a iniciativa para outros bairros da capital bem como para o interior do estado. Estão previstas a construção de mais 6 unidades na capital. Além do Coroadinho, bairros como o Anjo da Guarda, Itaqui Bacanga, Cidade Olímpica, Cidade Operária, João de Deus, Liberdade, São Raimundo já possuem o projeto arquitetônico concluído. No interior, cidades como Codó, Peritoró, Coroatá, Santa Inês, Imperatriz e São José de Ribamar também estão na lista.

Fonte: www.pm.ma.gov.br