quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Carnaval de Lava Pratos na área do 6° BPM é marcado pela alegria e segurança.

Com o mesmo esquema de segurança implantado no carnaval de São Luís, cerca de 520 homens da PMMA garantiram a segurança nos dois dias de folia no Lava Pratos, carnaval fora de época que acontece na cidade balneária de São José de Ribamar, localizada a 17 quilômetros de São Luis.

          O comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), coronel João Nepomuceno, explicou que no “Carnaval de Lava-Pratos”, o comando da PMMA usou a mesma “malha protetora” dos circuitos de São Luis como as barreiras de redução de velocidade e abordagens, as telas de proteção nas entradas da cidade, cercas disciplinadoras, postos policiais, torres de observação, viaturas, helicóptero, cavalaria e o tradicional policiamento a pé.

          O comandante do CPM destacou o trabalho das barreiras de redução instaladas em pontos estratégicos onde veículos eram abordados e seus passageiros e condutores revistados, evitando o desrespeito às leis de trânsito e coibindo a entrada de armas e entorpecentes. Na entrada do circuito foi montada uma barreira onde todos os brincantes eram revistados pelos policiais.

          Para a foliã Beatriz Penha, 23 anos, professora, moradora do Maiobão, “a segurança está de altíssimo nível, os policiais estão revistando todos os brincantes nas principais vias e entradas do evento, me sinto segura. Finalizou a professora.

PM's do 6º BPM tiram mais uma arma de fogo de circulação.

          Foi apresentado no início da noite de quinta-feira, dia, 14, no Plantão da Cidade Operária – DECOP, acusado de porte ilegal de arma de fogo, Igor Henrique Fonseca Neves, 19 anos, morador do bairro Maiobinha, em São Luís.          O acusado foi preso por policiais do militares 6º BPM durante uma abordagem a um bar localizado na Rua Nossa Senhora da Conceição, na Vila Riod. Com ele os PM’s encontraram um revóver calibre 38 com seis munições intactas.
          Segundo o sargento Silva Filho, Igor é reicidente no crime pois quando ele era menor de idade também foi enquadado por porte ilegal de arma.

SSP divulga balanço final das operações do Carnaval 2013.

          A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) apresentou, nesta quinta-feira (14), o relatório final com os dados estatísticos referentes às operações policiais e do Corpo de Bombeiros realizadas durante o Carnaval 2013 em toda a Região Metropolitana de São Luís e interior do estado.          
          O balanço final da Operação Carnaval 2013 é fruto de um trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar no intuito de garantir a tranquilidade durante o período carnavalesco por todo o estado. Os resultados compreendem as ações de sexta-feira gorda, (8), de Carnaval até esta quarta-feira de Cinzas (13).
          A análise das ocorrências revela uma redução de algumas ocorrências criminais em relação ao mesmo período do ano passado, em especial ao número de homicídios. Nesta tipologia criminal, houve um decréscimo de cerca de 30% em comparação com o Carnaval 2012. 
          “Tivemos um resultado bastante positivo no que diz respeito ao número de homicídios registrados. Comparativamente com outros estados das regiões Norte e Nordeste, onde houve um aumento de homicídios, o Estado do Maranhão obteve uma redução significativa em decorrência das estratégias adotadas de prevenção”, declarou o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes.
          De acordo com os dados apresentados pela SSP, em 2012 foram 16 homicídios contra 10 em 2013, ocorridos na capital maranhense durante o período carnavalesco. Nenhum destes homicídios ocorreu nos circuitos oficiais de festas. Já no interior do estado foram registrados 17 assassinatos. Destes, 10 não relacionados ao Carnaval. Foram registrados, ainda, um latrocínio, dois afogamentos, três suicídios e seis cadáveres foram encontrados, totalizando 39 mortes em todo Maranhão.

Polícia Militar
          De acordo com o Comando Geral da Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), da sexta-feira (8), até esta quarta-feira de Cinzas (13), foram empregados 2.067 policiais militares em 182 eventos e operações que ocorreram em 54 locais diferentes, distribuídos nos quatro municípios da Região Metropolitana.
          
          “A presença maior da PM nas ruas permitiu que reduzíssemos em 14% o número de registros das 20 principais ocorrências, como homicídios, furtos e lesões corporais”, declarou o comandante geral da PM, coronel Franklin Pacheco.
          De acordo com o Comando Metropolitano, houve uma redução de 75% em roubos a estabelecimentos comerciais, redução de 50% de roubos a postos de combustíveis, de 75% de roubos a residências, de 43% de roubos a veículos e de 100% a farmácias. Em relação a furtos, houve uma queda de 40%, com destaque para -50% contra estabelecimentos comerciais, -75% contra pessoas, -33% a residências. Com relação a lesões corporais, a diminuição foi de 21%. Os comparativos se referem ao mesmo período de 2012.

Operação Lei Seca
          Foram seis dias de operação, em 24 locais diferentes, das 16hs às 4h da madrugada do dia seguinte. As ações preventivas permitiram uma redução do número de acidentes de trânsito registrados pelo Ciops. Já as ações repressivas, de acordo com o CPM, serviram para conscientizar os infratores da necessidade de rever sua atitude no trânsito.
         
           Foram 72 veículos removidos, 32 CNHs recolhidas, 198 autos de infração de trânsito, 34 Certificados de Registros e Licenciamentos de Veículos (CRLVs) recolhidos e, ainda, 31 ocorrências de embriaguez ao volante com 16 conduzidos à Delegacia, um acréscimo de 244% em relação a 2012. “O aumento do número de ocorrências de embriaguez ao volante em comparação a 2012, se deve às ações referentes à Lei Seca se mostrarem mais presentes, dando mais garantia de segurança no trânsito”, disse o comandante de policiamento metropolitano, coronel João Nepomuceno.

Polícia Civil
          De acordo com a Polícia Civil, somente na capital foram contabilizados 41 autos de prisão em flagrante, registrados nos seis plantões distribuídos na Região Metropolitana de São Luís, sendo os quatro principais da Vila Embratel, Cohatrac, Reffesa e Cidade Operária e, ainda, os dois plantões disponibilizados como reforço das operações, o da Delegacia do Idoso e o do Maiobão.
          
          No interior ocorreram 246 ocorrências policiais. Houve, também, 37 Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO); 68 prisões e 78 flagrantes. Destacam-se entre eles, prisões de traficantes, assaltantes e homicidas, bem como apreensão de drogas nas cidades de Tutóia, Presidente Dutra, Rosário, São João Batista, Cururupu, entre outras.
          “Nas principais ocorrências foram feitas as suas respectivas autuações. Os casos de menor relevância não geraram maiores procedimentos policiais. A grande maioria dos casos estava relacionada à direção perigosa envolvendo embriaguez e violência doméstica. Isso demonstra a ação preventiva correta praticada pela Polícia durante as festividades”, comentou a delegada geral de Polícia Civil, Maria Cristina de Meneses.
          Ela acrescentou afirmando que algumas prisões feitas de traficantes, homicidas e assaltantes foram realizadas graças ás operações preliminarmente preparadas com mandados de busca e apreensão emitidas pela Justiça. 

Corpo de Bombeiros
          De sexta-feira (8) até terça-feira (12) de Carnaval, um efetivo de 76 bombeiros militares foi empregado diariamente nos circuitos carnavalesco na capital maranhense. Nenhuma ocorrência vultosa foi registrada. 
          
          “Fizemos alguns atendimentos em pessoas alcoolizadas (59), vítimas de queda (4), crianças perdidas (3), transporte de pessoas (7), princípio de incêndio com gás GLP (um), mas nada de relevante foi registrado por nossas guarnições”, enfatizou o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcos Sousa Paiva.
          O comandante do CBM apresentou, também, o resultado das vistorias em casas de shows e boates realizadas pelo Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) na capital e interior do Estado. Em São Luís, por exemplo, 26 casas foram vistoriadas, e apenas quatro foram interditadas (Parque Bola de Ouro, Choperia Gonçalves, Clube do Abreu e Bar da Rute). 
          Vale ressaltar, ainda, segundo o relatório apresentado pelo Corpo de Bombeiros, que a Choperia Sidney e o Clube do Abreu, após cumprirem as exigências da Notificação de Interdição, foram revistoriados e, em seguida, liberados. 
          As vistorias também aconteceram em inúmeras cidades do interior, entre elas, Imperatriz, Cantanhede, Itapecuru Mirim, Santa Inês, Miranda do Norte, Pedreiras, Bacabal, Trizidela do Vale, Pindaré Mirim, Balsas, Pinheiro, Estreito e Caxias. Num total, 83 estabelecimentos foram vistoriados, sendo que 74 foram notificados e cinco fechados. 

Materias apreendidos:
- 11 armas de fogo (três nos circuitos do Carnaval);
- 141 armas brancas;
- 259 itens de droga;
- 72 veículos;
- 32 CNHs;
- 34 CRLVs.

Abordagens:
- 55 mil e 74 abordagens policiais, sendo em pessoas (47.521), estabelecimentos (300) e veículos (7.253);
- 198 AITs lavrados (Auto de infração de trânsito);
- 31 por embriaguez ao volante;
- 23 por veículo não licenciado;
- 21 por não portar CRLV;
- 39 por condutor inabilitado;
- 17 por não portar CNH/PD;
- 103 conduções para a Delegacia de Polícia;
- 26 flagrantes;
- 16 conduzidos por embriaguez ao volante.

Fontewww.pm.ma.gov.br

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

6º BPM comemora a aprovação de 02 policiais militares do CFO 2013.

          A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou, na tarde desta sexta-feira (08/02), no prédio da Reitoria, Campus Paulo VI, a relação dos aprovados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2013.
          Na oportunidade o comando do 6° BPM recebeu com grande alegria a notícia de que o Sd PM 426/07 Julisergio Pontes Bezerra, da 2ª Cia e a Sd PM nº 117/02 Denyse Maryane Rocha Santos, do P/1, ambos da unidade, constam na relação dos candidatos classificados as vagas do curso de formação de oficiais PM (CFO-2013).
          Que Deus continue abençoando seus filhos e que as sementes do evangelho do Senhor Jesus seja semeada e regada na Academia de Polícia Militar e na Universidade Estadual do Maranhão, onde certamente o Rei da Glória dará em seu tempo o devido crescimento.

Por: Ten Cel PM Luis Manoel -  Cmt do 6º BPM.

Pelotão de comando e serviço do 6° BPM em destaque.

          O comando do 6º BPM destaca no mês de Janeiro de 2013 o Pelotão de Comando e Serviço da unidade (PCSV) pela valiosa contribuição no exercício de suas atividades diárias e anônimas, porém de grande relevância para a atividade fim do Batalhão.
          O PCSV é responsável pela segurança do aquartelamento e pela manutenção e conservação das instalações, armamento e das viaturas.


          Atualmente o Pelotão funciona com 26 Policias militares, assim distribuídos:

Administrativo

  • Subten De Paula - respondendo pelo comando do PCSV;
  • 1° Sgt PM Silvano - Sargenteante;
  • Sd PM Mayara – Assistente do pelotão;
  • Guarda do quartel - 17 PMs;
  • Reserva de armamento - 04 PMs;
  • Manutenção das instalações - 02 PMs;
  • Posto de lavagem aspiração de viaturas  - 04 PMs.

Fonte: PCSV do 6º BPM         

2ª Cia do 6º BPM, Sob o impacto do poder de Deus.

          Glória a Deus! É com grande alegria que cumprimentamos a todos com a Paz do Senhor Jesus Cristo.
          Viemos a público, informar aos leitores deste blog que o 6º Batalhão não é apenas uma agência de segurança pública, é também, uma agência do Céu, implantada no seio da Cidade Operaria, onde aproximadamente há dois anos teve inicio um trabalho de cunho evangelístico com funcionamento toda sexta-feira dirigido aos militares em situação de risco emocional, psicológico e espiritual. E sendo a 2ª Companhia, parte desta renovada história, a exatos quatro meses e meio, de segunda a sexta-feira a administração pára por alguns minutos, e, reunida com todos os policiais do horário de descanso, na sala onde funciona a sargenteação, a Palavra de Deus é semeada, orações intercessoras são dirigidas aos Céus pelas autoridades de nosso Estado, pelos militares de serviço naquele dia, pelos familiares e muitos outros motivos de orações e o nome do Deus todo poderoso é glorificado.
          Estamos unidos em prol da evangelização daqueles que ainda não conhecem a Cristo.   Porque entendemos que não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos (At. 4.12), e sabemos que essa graça não é apenas para um grupo de privilegiados, ela se manifestou salvadora a todos os homens (Tt 2.11). Portando, todos somos alvo do amor e da graça salvadora de Deus. 
          Nossos agradecimentos ao Ten Cel PM Luis, Cmt do 6º BPM e ao Cap PM Alves, Cmt da 2ªCP, pela liberdade e apoio irrestrito.

          Em Cristo, Pr. Carlos César Santos Ferreira.

Suspeitos de homicídio são presos na Vila Talita no município de Raposa-MA.

          A guarnição da Vtr 12065 operando no bairro da Pirâmide composta pelo Sgt PM Ronald e Sd PM Élio, durante rondas em sua área de patrulhamento, foram abordados por populares na entrada do bairro da Vila Talita no Município de Raposa. Quando receberam informação de que um jovem havia sido baleado há poucos instantes e que os autores encontravam-se em uma residência próxima ao local do fato e que tratavam-se de João Frazão da Cruz e Felipe costa nogueira.
          Diante das informações prestadas, a equipe efetuou o cerco a referida residência e observando a impossibilidade de fuga, os dois elementos suspeitos entregaram-se sem oferecer resistência. Depois de serem revistados, fora encontrado em posse de um deles, um revólver calibre "38" com duas cápsulas deflagradas e a quantia de R$ 226,00 (duzentos e vinte e seis reais).
          Na situação, fora dado voz de prisão aos suspeitos e posteriormente conduzidos ao plantão central do Cohatrac para as devidas medidas judiciárias legais.

Fonte: 3º Pel/ 4ª Cia/ 6º BPM

Suspeitos de estelionato são presos no Maiobão.

          O serviço de inteligência do 6º BPM efetuou na tarde de 30/01, por volta das 16H00, a prisão de 03 (tres) pessoas suspeitos de serem estelionatários, acusadas de golpes em aproximadamente 15 (quinze) pessoas, na Região Metropolitana de são Luis.
          O líder da quadrilha foi identificado por testemunhas e confirmado pelos próprios comparsas como sendo: Clayton de Nazaré dos santos, residente em pelo menos em três endereços diferentes, na vila Quiola, Janaina e Coroadinho.
          Foram presos: Carlos Eduardo da Conceição Morais, 21 anos, natural da cidade de Humberto de Campos e Jose de Ribamar Aguiar Sousa, 23 anos, residente na Rua da Felicidade, nº 02, Vila dos Frades, Coroadinho.
          A quadrilha foi presa na Avenida 13 do Maiobão no momento em que aplicava outro golpe no senhor Joaquim Correia da Silva filho, residente na cidade de São Jose de Ribamar.
          Na ocasião os elementos tentavam subtrair a quantia de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) da vítima, os mesmos se encontravam em um veículo Ford Fiesta, placa: NMR 0998-MA e uma moto HONDA/FAN 125, PLACA NXL 5202-MA, bem como, vasta documentação de pessoas, as quais eram usadas para formular cadastro de compra veículos junto às concessionárias da cidade. A referida documentação foi apreendida e encaminhada pelos policiais e apresentados juntamente com os elementos no plantão da Decop, onde foram autuados em flagrante pelo delegado de plantão Marlus Patricius.

Fonte: SI do 6° BPM

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Comando da PM visita terreno onde será construído o 13º BPM em São José de Ribamar-MA.

          No final da manhã de terça-feira, dia 5/02, o comandante geral da PMMA, coronel Franklin Pacheco, acompanhado do coronel Edilson Moraes, subcomandante da Corporação, do coronel Mariano, diretor de Apoio Logístico, do tenente coronel Luís, comandante do 6º BPM e do secretário de transporte do município de Ribamar, o coronel Iratan Barbosa, visitaram o terreno onde será construído a sede do 13º Batalhão de Policia Militar (13º BPM), que fica localizado no bairro J. Câmara, no município de São José de Ribamar.
          Segundo o coronel Franklin, o terreno é uma doação da prefeitura de São José de Ribamar e a construção será feita com recursos da Secretaria de Segurança Pública do Estado, as obras estão previstas para iniciar ainda no primeiro semestre do ano. O oficial informou ainda que o 13º BPM irá cobrir toda a área dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
          Em seguida a comitiva seguiu para o bairro Nova Canaã, em Paço do Lumiar onde conheceram as novas instalações da companhia daquele município. O tenente coronel Luís informou que a sede da companhia foi construída por meio de convênio com a empresa privada MPX.
          Por fim, eles visitaram o 2º pelotão da 4ª companhia do 6º BPM, e futura sede da 3ª companhia do 13º BPM, situada da cidade de Raposa. Lá, constataram as melhorias, reformas e ampliações que estão sendo feitas na unidade. Reconhecido dispensado ao comandante da unidade capitão Washington e sua equipe que foram elogiados pela comitiva.

Fonte: http://www.pm.ma.gov.br/

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Conselho comunitário da Cidade Operária reúne lideranças.

          No dia 29.01.2013 o Conselho Cultural do Viva Cidade Operária promoveu uma reunião integrada visando a unidade entre o setor público, o setor religioso, o empresarial e a comunidade na busca de solucionar os problemas que afligem a praça do Viva Cidade Operária e outras demandas do bairro.
          A reunião realizada na H&A Eventos marcou o início de um fórum de debates em torno das reivindicações históricas do próprio movimento popular durante duas décadas de existência.
          Na ocasião o Presidente do Conselho Cultural do Viva Cidade Operária, Elizeu Matos, entregou dois abaixo-assinados aos órgãos competentes em relação ao transporte e sinalização das duas principais avenidas do bairro e o outro referente as problemáticas que assolam a praça do Viva que vão desde a prostituição e tráfico de drogas, a falta de iluminação na área e poluição sonora levando os moradores a colocarem suas casas a venda.
          A principal reclamação da comunidade foi referente a segurança pública, porém, o Coronel Luis do 6º Batalhão da Polícia Militar colocou as limitações da sua competência em relação a outros órgãos municipais e estaduais e não pode assegurar nem mesmo um trailer da polícia para a praça que tanto tem sido solicitado ao longo dos anos. Ao que o Conselho Cultural pediu então que seja colocado o sistema de vídeo monitoramento da área do Viva Cidade Operária.







Participantes da reunião:
          Elizeu Matos, Presidente do Conselho Cultural do Viva e coordenador da mesa; Lúcia Diniz – Movimento Popular e Ex-Coordenadora da Pastoral do Menor e do Fórum Criança; Tião, representante da Paróquia São João Calábria; Vice-Presidente do Conselho Cultural do Viva Cidade Operária; Pedro Câmara - Movimento Popular na Cidade Operária; Marcos Carlos de Mesquita Neto - Superintendente de Fiscalização (Sec. de Meio Ambiente); Drº Fernando Belfort - Delegado do Meio Ambiente; Eduardo Nascimento - Coordenador da área de transportes da região do São Cristóvão; Otaviano Costa – SEMOSP; Jefferson Costa Nogueira - Coordenador do comércio informal (Blitz Urbana/SEMURH); Pr Newton – Igreja Evangélica do Viva; Lideranças comunitárias e moradores do Viva Cidade Operária; Pe. Manoel - Paróquia Mãe da Divina Providência; Pe. Admilson - Paróquia São João Calábria. 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O 6º BPM realiza celebração ao Senhor Jesus e comemora o aniversário dos policiais referente ao mês de Janeiro.

          Policiais Militares voluntários do projeto "A Grande Esperança" do 6º BPM, realizam celebração para comemorar o aniversário dos policiais da unidade, referente ao mês de janeiro. 
          A Palavra foi ministrada pelo Pr Robson, com o tema: “Procura apresentar- te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra de verdade “.
           Na oportunidade o grupo orou pela vida do Cmt Geral da PMMA e demais oficiais e praças, pelos aniversariantes do mês, pelas necessidades individuais e por todo o 6º BPM.